A Freguesia

CONTA A LENDA que o nome de Mouriscas tem origem na palavra Mouro. Os Mouros convertidos ao cristianismo a quem se chamavam por mouriscos. Diz-se também que a sua designação deriva de um conjunto de núcleos populacionais que se foram formando. Há também quem conte que foi este local o "sítio onde dois soldados cristãos abusaram da fraqueza de duas donzelas mouras".

NOS DIAS DE HOJE, Mouriscas é uma das 13 freguesias do Concelho de Abrantes, inserida na região Centro, sub-região do Médio Tejo.

Com uma área de 35 km2 e cerca de 1800 habitantes, a sua densidade populacional é 52,3 habitantes/km² e conta com os lugares de : Aldeia, Barca, Bogalhinha, Cabrais, Camarrão, Canenhos, Carreira, Carril, Casal da Igreja, Casal da Neta, Casal da Pita, Casal da Várzea, Casal das Freiras, Casal do Cardal, Casal do Cobrais, Casal dos Castanhos, Casal dos Cordeiros, Casal dos Lousos, Casal dos Vares, Casas Novas, Casas Pretas, Cascalhos, Castelo, Charoeiros, Cova do Madeiro, Engarnais Cimeiros, Engarnais Fundeiros, Entre Serras, Ferrarias, Fonte Branca, Fonte do Sapo, Gelfa, Lercas, Lomba Cimeira, Lomba Fundeira, Mendavas, Monte Novo, Murteira, Outeirinho, Outeiro Cimeiro, Outeiro Fundeiro, Pinceiro, Pinheiro, Pisão do Bruxo, Ponte, Poçarrão, Portela, Raposeira, São Gabriel, São Simão, Sourões, Surdo, Tejo, Tojal, Vale, Vale Covo, Vale da Fontinha, Vale do Esteio, Varandas, Venda e Vimieiro.

A freguesia encontra-se a leste do Concelho de Abrantes, a norte do rio Tejo e confina com os municípios de Sardoal a noroeste e Mação a nordeste e a leste.

É uma freguesia ribeirinha que confina com a margem direita do rio Tejo, com o qual sempre teve uma forte ligação, servindo noutros tempos como uma grande via de comunicação para escoar os seus produtos até Lisboa. Na época, os seus principais produtos eram agrícolas, como o azeite, o figo, de entre outros. Resultado da abundância de barro na freguesia, aqui eram também produzidos as telhas e os tijolos, que depois de cozidos em fornos eram transportados pelo rio Tejo.

Mouriscas foi também conhecida como centro de produção de seiras e capachos para a extração do azeite e também pela sua indústria pirotécnica.

Ainda hoje o rio Tejo tem um papel importante na freguesia, quer com a pesca profissional ou lúdica como também em momentos de confraternização e lazer em família.

A nível de acessibilidades, a freguesia conta com uma estação ferroviária e um fácil acesso direto à A23.

Mouriscas usufrui de equipamentos de ensino, de apoio aos idosos ou na área de lazer e cultura. Para além de um Jardim de Infância e Escola do 1º CEB, Mouriscas acolhe as instalações da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA), é sede do Centro de Terceira idade (ACATIM). Já na área de lazer e cultura, a freguesia tem em atividade o Grupo Desportivo e Recreativo “Os Esparteiros”, o Grupo Etnográfico “Os Esparteiros”, a Banda Filarmónica Mourisquense e a Associação Recreativa “Os Mouriscos”.